Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação

Universidade do Minho -- Braga

História

Originalmente criado pela Portaria nº 420/85, o curso de Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação (MCC) começou a ser ministrado no ano lectivo de 1986/87. Os primeiros licenciados formaram-se no ano lectivo de 1990/91. Desde então, licenciados em MCC têm vindo a integrar quadros de empresas, institutos de investigação e instituições de ensino superior. A continuada procura de licenciados em MCC pelo mercado das Tecnologias da Informação (TI), entre outros, tem demonstrado a adequabilidade e o bom nível científico da formação que tem sido ministrada neste curso.

A primeira reestruturação do curso ocorreu no ano lectivo de 1995/96 (Despacho RT/C-185/95) motivada em grande parte pelo avanço científico nas áreas das matemáticas aplicadas e das ciências da computação ao longo de uma década, bem como da experiência pedagógica adquirida ao longo desse período.

A licenciatura em MCC foi o segundo curso na área das TI a ser criado na Universidade do Minho e, já nessa altura, tinha um perfil bem diferenciado da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática.

Actualmente, para além dos dois cursos referidos atrás, as licenciaturas da Universidade do Minho nesta área são:

Neste conjunto de cursos, a licenciatura em Matemática e Ciências de Computação distingue-se pela ênfase dada aos fundamentos teóricos e matemáticos da computação sem descurar o seu cariz científico-tecnológico.